Quem está acostumado a ver o Rio de Janeiro batendo recordes de calor, se surpreendeu esta semana. O estado registrou a temperatura mais baixa do ano no país na última terça-feira. O responsável por trazer essa marca para terras fluminenses é o Parque Nacional de Itatiaia, que fica na Serra da Mantiqueira, e tem um dos pontos mais altos do Brasil, o Pico das Agulhas Negras. A temperatura de 11,4 graus negativos foi registrada na estação meteorológica Campo Belo, que fica situada a cerca de 2.440 metros de altitude. Depois desse registro, que foi feito às 2h da madrugada, a antena da estação meteorológica foi danificada pelo frio extremo e parou de transmitir a temperatura.
A pedagoga de Santo André, Marcela Sheiene, realizou o sonho de conhecer o Parque de Itatiaia no último fim de semana. Ela encontrou bastante gelo nas alturas da Pedra do Altar.
— A gente fica encantado. Chegamos de madrugada. Às 7h, começamos a trilha e encontramos o que a natureza fez ao longo da noite. Fiquei sabendo que dois dias depois, de segunda pra terça fez -11°, queria ter ficado um pouco mais para ter essa experiência — conta Marcela, que pretende voltar em julho para subir o Pico das Agulhas Negras e escalar o Maciço das Prateleiras.
Os amantes do frio estão vibrando com as baixas temperaturas que chegaram antes do tempo no Rio de Janeiro e destinos como Itatiaia estão sendo muito procurados por cariocas e turistas para curtir o feriadão de Corpus Christi. Dados da Associação Brasileira de Hotéis do Estado do Rio (ABIH-RJ) indicam que a ocupação dos hotéis em Itatiaia já está em 91,59%. Além do turismo de aventura, que inclui trilhas, escaladas, cachoeiras e vistas incríveis, a região também conta com o aconchego de Penedo, que oferece uma enorme gama de hotéis e restaurantes para quem prefere aproveitar o frio no conforto de um chalé com lareira ou a gastronomia local que inclui fondues, chocolates artesanais e trutas.
Visconde de Mauá também é um destino muito procurado nessa época do ano para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Uma das opções para os turistas são os passeios guiados floresta adentro. No sábado (18), o guarda-parque e guia turístico Wesley Cleveland vai levar os visitantes para amanhecer no Pico da Pedra Selada. Na trilha, os turistas conseguem ver até a identificação de plantas comestíveis, como o broto de araucária, símbolo da região. A psicóloga Ana Carolina Siqueira vai com os amigos de Paracambi.
— Eu estou me preparando porque essa semana o frio está complicado. Mas só se vive uma vez, tem que aproveitar mesmo, conhecer os lugares. É uma aventura, né? — comenta Ana Carolina, que viaja na quinta-feira de manhã e pretende curtir o festival de cerveja artesanal que acontece na cidade, o Mauá Beer Festival, antes de madrugar para ver o sol nascer no parque.