Festivais no Irã celebram chegada das estações e até batalha antiga

0
84

O Irã ainda é um país pouco explorado pelos brasileiros, mas reserva festivais, rituais, eventos e tradições com tamanha variedade que desperta novas sensações em experiências muito diferentes do que pode imaginar a mentalidade ocidental. Este país tem uma variedade de tradições antigas ainda mantidas pelo povo iraniano e que atraem, em média, 4 milhões de visitantes por ano.

Oficialmente nomeado como República Islâmica do Irã e anteriormente conhecido como Pérsia, o país tem 1,6 milhão de km², o equivalente ao estado do Amazonas, e está localizado na Ásia Ocidental que tem fronteiras ao norte com a Armênia, Azerbaijão e Turquemenistão e com o Cazaquistão e a Rússia através do Mar Cáspio; a leste com o Afeganistão e Paquistão; ao sul com o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã; a oeste com o Iraque; e a noroeste com a Turquia.

Para se familiarizar com a cultura iraniana, o iG Turismo separou alguns de seus festivais e cerimônias mais famosos.

O Nowruz, conhecido como o Ano Novo Persa é um dos maiores festivais iranianos celebrados mundialmente por iranianos e alguns outros grupos etnolinguísticos como o início do Ano Novo. É um festival tradicional com raízes em mil anos atrás, mesmo antes do desenvolvimento do Império Persa. A comemoração começa no final dos dias gelados do inverno, quando os dias frescos e suaves da primavera são celebrados por 13 dias, geralmente começando no dia 21 de março, o primeiro dia da primavera no calendário iraniano. Entretanto, pode variar de acordo com a entrada do equinócio de primavera.

Como o Nowruz começa no momento exato do equinócio vernal, o momento de celebrar o Ano Novo difere de um ano para o outro. O verdadeiro momento de Nowruz é calculado de acordo com o calendário persa.

Embora Nowruz esteja profundamente enraizado na religião zoroastriana, ele vai além das fronteiras religiosas, culturais e nacionais e é celebrado como uma festa tradicional por todos os iranianos e muitos outros que vivem em outros países como Uzbequistão, Azerbaijão, Afeganistão e Quirguistão. Além disso, ele também está inscrito na lista da Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Consequentemente, o dia 21 de março foi reconhecido pela Assembleia Geral da ONU como o Dia Internacional de Nowruz.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.