Próxima viagem: Como chegar em São Miguel dos Milagres e Melhor época para viajar

0
1269

Este artigo foi publicado originalmente no Blog Vambora!

Região de São Miguel dos Milagres em Alagoas. Foto: GC/Blog Vambora!

Um dos destinos mais desejados do litoral de Alagoas, neste post vamos mostrar onde fica e como chegar em São Miguel dos Milagres, além da melhor época para conhecer esse paraíso no Nordeste!

Localizado na região chamada de Rota Ecológica, São Miguel fica ao norte de Maceió e tem praias dignas de qualquer destino caribenho. Com clima mais tranquilo e hospedagens super charmosas, é um local ideal para relaxar e curtir praias paradisíacas de Alagoas.

Veja abaixo então como chegar, melhor época para conhecer e quantos dias ficar em São Miguel dos Milagres. Vambora!

São Miguel dos Milagres em Alagoas: Como Chegar, Quando ir e Quanto tempo ficar

1-) Como chegar em São Miguel dos Milagres

Transfer para São Miguel dos Milagres do Aeroporto de Maceió. Foto: GC/Blog Vambora!

São Miguel dos Milagres fica localizada a cerca de 98km ao norte de Maceió, sendo essa a capital e aeroporto mais próximo. O Aeroporto de Recife é outra opção para se chegar na região, ficando a cerca de 190km de distância.

O mais indicado é alugar um carro em Maceió (na cidade ou aeroporto) e de lá seguir viagem para São Miguel. As estradas são boas, ainda que sejam de mão simples em sua maioria.

Há opção de ir também de Transfer de Maceió, seja saindo do aeroporto, seja do seu hotel em Maceió, para quem não deseja alugar um carro. Confira abaixo mais detalhes de como ir de cada maneira e escolha a sua favorita!

+ Hotel em Maceió: Veja os melhores bairros e hospedagens para ficar

Viagem de carro de Maceió até São Miguel dos Milagres

Alugar um carro em Maceió, além de dar mais liberdade para conhecer as praias da região, é a forma mais rápida e prática de circular por esse trecho do litoral de Alagoas.

Existem ônibus, além de também táxis/uber, porém são mais escassos e as distancias (dependo do hotel), podem ser longas, incluindo ter que pegar muitas vezes trechos de estrada.

Para ir de Maceió até São Miguel dos Milagres, a melhor forma é colocar o endereço da sua hospedagem no Waze/Google Maps. O mais comum é pela AL-430 ou pela AL-105, que é um trecho um pouco mais longo.

Outra opção é seguir pelo litoral até Barra de Santo Antônio e depois entrar no continente, seguindo pela AL-101 até São Miguel dos Milagres.

Nós fizemos esse último caminho de dia e foi bem tranquilo. O total da viagem foi de cerca de 2h, incluindo paradas nas Praias do Marceneiro e na Capela dos Milagres para curtir o pôr do sol.

+ Aluguel de carro em Maceió: Veja preços e empresas disponíveis

Transfer de Maceió até São Miguel dos Milagres

Outra opção prática e rápida de chegar em São Miguel dos Milagres é ir de transfer de Maceió. Nós também testamos essa opção e achamos muito bom e prático para quem não quiser alugar um carro.

O transfer te pega diretamente do hotel ou aeroporto de Maceió e te deixa na sua hospedagem em São Miguel dos Milagres, numa viagem que dura por volta de 2h.

O transfer que pegamos em Maceió saiu direto do Aeroporto e reservamos online via EasTravelShop, plataforma de venda online de transfer, passeios e ingressos no Brasil.

Uma vez reservando na plataforma, você recebe um voucher por email com a confirmação do horário que o transfer vai te pegar. Os ônibus eram excelentes e a viagem foi super tranquila e confortável até nosso hotel em São Miguel dos Milagres.

+ Transfer de Maceió para São Miguel dos Milagres: Veja valores e como reservar

2-) Melhor época para ir para São Miguel dos Milagres

Piscina natural de São Miguel dos Milagres. Foto: GC/Blog Vambora!

A melhor época para ir para São Miguel dos Milagres é durante a primavera e verão, especialmente entre os meses de outubro e março.

Esse é o período de seca na região, com dias de sol e calor acima dos 30ºC. Com isso, se pode aproveitar melhor as praias, podendo ver o mar em tons de verde e azul, que caracterizam a região, chamada também de Caribe Brasileiro.

Na época de chuvas, no outono e inverno, além de um pouco mais frio, as chances de chuva são grandes, atrapalhando passeios e a visibilidade do mar, especialmente para ver as piscinas naturais, famosas da região.

+ Veja Passeios e tours para fazer em Alagoas

Tábua das Marés para visitar São Miguel dos Milagres

Tábua das Mares em Alagoas. Fonte: Site da Marinha BR

Uma vez decido a estação e meses do ano ideais para ir, quem puder, vale conferir também a tábua das Marés, antes de marcar sua viagem. Isso porque essa região de Alagoas sofre bastante a influência das marés para conhecer alguns dos principais atrativos da região, incluindo praias e piscinas naturais.

Em geral, as marés são basicamente o aumento e diminuição do nível da água dos oceanos, que varia principalmente em função da Lua e gravidade. Para saber: durante uma semana de Lua Cheia e Lua Nova ocorrem as marés mais baixas.

Para acessar piscinas naturais, por exemplo, o ideal é que isso seja feito durante um período de maré baixa, em torno de 0.0 a 0.4. Acima desses valores, os passeios para piscinas naturais geralmente nem ocorrem.

Vale dizer que todos os dias, as marés sobem e descem por volta de 4 vezes, porém durante as Lua Cheia e Nova as marés chegam a valores mais próximos a 0, o que possibilita os passeios na região. Por isso, além da época do ano, vale conferir também antes de viajar, qual maré estará durante a data que deseja viajar.

Para ver isso, a melhor fonte de informação é no site da Marinha do Brasil, onde é possível ver a tábua das marés por todo Brasil. Ainda que existam outros sites, o da Marinha é o mais confiável para ver isso.

Aqui você consegue visualizar a Tábua das Marés por estado, mês e dia, em todo ano. Veja abaixo esse exemplo de Alagoas:

Tábua das Mares: Dezembro 2022 em Alagoas. Foto: Site Marinha BR

Por exemplo: do dia 01/12 a 03/12, o mínimo da Maré em Alagoas será de 0.5, o que inviabiliza conhecer as piscinas naturais. Mas do 20/12 a 21/12, as variações são maiores, chegando a uma maré mínima de 0.2 e 0.3 no dia 21/12, perfeitas para fazer esse tipo de passeio.

Assim resumindo: a melhor época para conhecer São Miguel dos Milagres é durante os meses de Outubro a Março pelo clima, e durante os períodos de Lua Cheia e Nova, em relação as marés.

3-) Quantos dias ficar em São Miguel dos Milagres

Passeio para as Piscinas Naturais de São Miguel dos Milagres. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem gosta de praias tranquilas e mar estilo caribenho, São Miguel dos Milagres é um verdadeiro paraíso! Parte da Rota Ecológica de Alagoas, um tempo mínimo indicado para ficar no destino é de 3 dias.

É muito comum os viajantes conhecerem São Miguel e depois seguirem para Maragogi ou outros destinos. Neste caso, para explorar o Litoral Norte de Alagoas, vale ficar pelo menos uma semana.

Porém, por experiência própria e também de outros viajantes, vimos que quem deseja uma viagem mais relaxante e calma, pode valer a pena ficar mais tempo em São Miguel dos Milagres do que em Maragogi, que é mais cheia e agitada.

+ Onde ficar em São Miguel dos Milagres: Melhores hotéis, pousadas e casas

Agora que você já sabe como chegar em São Miguel dos Milagres, além de quando ir e quanto tempo ficar, Vambora conhecer a região?

Nós amamos essa parte norte do litoral alagoano e queremos muito voltar!

*** Veja mais dicas de ALAGOAS:
– Onde ficar em São Miguel dos Milagres: Melhores hotéis, pousadas e casas
– Onde ficar em Maceió: Melhores regiões e hospedagens!
Passeios em Maceió: 8 opções para fazer da cidade e arredores

Este artigo foi publicado originalmente no Blog Vambora!

Este artigo foi publicado originalmente no Blog Vambora!
Um dos destinos mais desejados do litoral de Alagoas, neste post vamos mostrar onde fica e como chegar em São Miguel dos Milagres, além da melhor época para conhecer esse paraíso no Nordeste! Localizado na região chamada de Rota Ecológica, São Miguel fica ao norte de Maceió e tem praias dignas de qualquer destino caribenho.
Este artigo foi publicado originalmente no Blog Vambora!  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.