O turismo sustentável é um conceito que abrange uma experiência turística completa que se preocupa com as questões econômicas, sociais e ambientais. A modalidade se atenta à melhoria das experiências dos turistas e ao atendimento das necessidades das comunidades locais, preservando a cultura local e impulsionando a cultura regional. Com o aumento do número de viagens e turistas, é necessário que o turismo se transforme em um setor mais sustentável e gere menos impactos negativos para as pessoas e para os planeta.
Pensando nisso, é possível ter comportamentos mais sustentáveis quando for viajar para ajudar a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento de econômico regional. O tema ambiental é um dos assuntos que estão sendo mais debatidos atualmente , justamente porque há um alerta que mostra índices de crise climática, desmatamento , extinção de espécies entre outras coisas que precisam de atenção.
Em 2019 houve um recorde de 1,4 bilhão de viagens internacionais (isso sem contar o turismo doméstico em cada país). A estimativa é que esse número alcance 1,8 bilhão em 2030. O setor do turismo é responsável por mais de 10% do PIB mundial e um em cada 10 empregos no planeta. Os dados são da Organização Mundial do Turismo (OMT).
Vale lembrar que o turismo sustentável, embora seja muito atrelado ao ecoturismo , é mais amplo. Apesar de terem a preservação ambiental como base, há diferenças. Para contribuir com a preservação da cultura, espécies e impulsionamento da economia local, separamos dicas. Algumas delas merecem ser adotadas também no cotidiano, não só em viagens.
Escolha do destino
Quando for viajar procure por locais onde a ação do mercado turístico não impacte de maneira negativa o ambiente natural e o desenvolvimento das comunidades locais. Prefira ir para locais onde os Diretos Humanos são respeitados, a economia e a produção local seja valorizada e as espécies respeitadas.