Vietnã reaberto recebe visitantes com a maior ponte de vidro do mundo

0
85

Um dos países que melhor controlou a pandemia de Covid-19 nos últimos anos, o  Vietnã reabriu de vez suas fronteiras para viajantes internacionais em meados de março. E um dos símbolos desse momento de retomada do turismo é uma atração nada discreta: simplesmente a ponte com vidro mais longa do planeta, com 630 metros de comprimento e um piso transparente a 150 metros de altura.

Batizada com o nome de Bach Long (“dragão branco”, em vietnamita), a ponte foi inaugurada no começo de maio e em breve deverá receber a chancela dos fiscais do livro dos recordes “Guinness”. Eles aferirão se as medidas configuram mesmo o novo recorde mundial para uma de piso transparente, que oficialmente ainda é da estrutura de 526 metros de comprimento  em Guangdong, na China.

A ponte vietnamita foi feita com vidro temperado francês e tem capacidade para até 450 pessoas ao mesmo tempo. Combinando uma passarela de piso transparente, que contorna um dos paredões rochosos, e uma ponte de pedestres suspensa, ela liga duas montanhas no distrito de Moc Chau, na província de Son La, no noroeste do país. A região que ela atravessa é um vale coberto por uma densa floresta, que muitas vezes está coberta por névoa, tornando o cenário ainda mais impactante.

Essa é a terceira ponte do tipo no Vietnã , que tem outras atrações ótimas para quem não tem medo de altura. A mais famosa é a Cau Vang, ou Ponte Dourada, cuja marca registrada são duas esculturas em forma de mãos enormes, que “segura” a ponte. Ela faz parte de num complexo turístico na cidade de Ba Na, ao lado de um teleférico e um museu de cera, por exemplo. A construção tem 150 metros de comprimento e fica no topo de uma montanha a 1.400 metros acima do nível do mar. De lá, é possível avistar a cidade de Da Nang, uma das principais da região central do país.

Pontes suspensas para pedestres têm se tornado atrações turísticas cada vez mais presentes em diversas partes o mundo. Na última sexta-feira, 13 de maio, a Sky Bridge 721 foi oficialmente inaugurada, no nordeste da República Tcheca, a cerca de 200km de Praga. Com 721 metros de comprimento e 95 de altura, ela se tornou a mais longa ponte suspensa no mundo. Ela superou os 567 metros da Banglung Parbat, que cruza o Rio Kali Gandaki, no Nepal. E é mais de 200 metros mais longa que a 516 Arouca, de 516 metros, em Portugal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.